Democratas baianos promovem a mobilização da juventude

Estive em Salvador durante o dia 20, última terça-feira, com o vice-presidente da Juventude Mineira, Ulisses Araujo, para palestrar para os militantes da Juventude Democratas da Bahia sobre movimento estudantil e a importância da mobilização para promover o desenvolvimento do nosso país.

Chegando por lá, além de poder conhecer de maneira breve algumas das maravilhas naturais da capital baiana, tivemos a primeira surpresa positiva ao ver a estrutura fantástica preparada por Renato Passini, presidente da juventude estadual, para o primeiro Fórum de Debates da ala jovem na Bahia.

Em um espaço que abrigou por volta de 100 jovens de todas as localidades do estado, ficamos posicionados de forma a promover uma grande conversa onde todos os presentes faziam parte ativa da construção dos assuntos.

Fomos introduzidos por um time excepcional de líderes experientes, incluindo o presidente Renato Passini, o ex-deputado e prefeito José Reinaldo, o ex-prefeito jovem e pré-candidato a deputado estadual Tom, o consultor Fábio Rocha e o gande líder baiano, ex-governador e pré-candidato Paulo Souto.

Todos eles tinham em seu discurso um ponto em comum: afirmar a necessidade do Democratas partir rumo a mobilização – palavra-chave do evento – para aumentar seus quadros e se fortalecer como a porta de entrada para o jovem na política.

Foi, a partir daí, que começamos nossa grande conversa. Sobre o ombro dos gigantes que nos antecederam, fizemos um bate-papo animado pautado na evolução – e involução – do movimento estudantil no Brasil que, desde o seu início na década de 20, passa pelo pior momento de sua história.

Narramos uma série de “causos” – tradicional expressão mineira – dos estudantes Democratas e exemplos de sucesso de nossos diretórios municipais, falando sempre da importância da mobilização, frizada por Paulo Souto, e do brilho nos olhos ao lutar pelos ideais, como mencionado por Fábio Rocha.

A conversa, que contou ainda com a exposição de casos por uma série de jovens e a troca de ideias acerca de questionamentos levantados, foi fantástica e me permitiu ainda conhecer pessoalmente alguns amigos que já acompanhava anteriormente pela internet, como Caio César – fundamental para a realização do evento -, Emerson, Rogério Neiva, Rodrigo, Ronney e Laerte.

Agradeço aos amigos baianos pela oportunidade e parabenizo por todo o entusiasmo no trabalho que vem sendo feito de maneira exemplar para todos nós, jovens Democratas, dos demais estados do país!

Estamos juntos na luta!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (3 votes cast)
Democratas baianos promovem a mobilização da juventude, 10.0 out of 10 based on 3 ratings

2 thoughts on “Democratas baianos promovem a mobilização da juventude”

  1. Os jovens baianos estão de parabéns.
    Tomara que alcancem o êxito nessa empreitada.
    A palavra certa é mobilização mesmo.
    Vamos a Luta!

Comments are closed.