Fala, Assessor! – Os primeiros passos: Organização e Planejamento

Qualquer trabalho demanda organização. Saber o que se está fazendo, para que está fazendo e, principalmente, no que isso implica. E isso só é possível quando, previamente e de maneira bem estruturada, é elaborado o planejamento pessoal e empresarial da atividade.

Na política isso também se aplica. Todas as atividades devem ser muito bem pensadas pois envolvem a imagem do candidato e do grupo político, a eficiência da representação popular e a transparência da atividade pública.

É por isso que antes de iniciar qualquer atividade deve-se respeitar o organograma – elaborado da forma mais horizontalizada possível –, o cronograma das atividades – onde tudo deve ter início, meio e fim – e, por fim, a visão de trabalho da organização.

O organograma, que inclui não só cargos mas o objetivo de cada atividade, permite que haja a definição clara do papel de cada um naquilo que se propõe a fazer. O trabalho em conjunto é fundamental e acaba sendo facilitado quando todos sabem quem é quem. O individual, é claro, também está em primeiro plano e é facilitado uma vez que o assessor (ou consultor) sabe exatamente o que é esperado de seu trabalho.

O cronograma, da mesma forma, é parte importante e integrada a tudo que se faz. É por ele que se percebe a importância de cada atividade dentro de um todo. Dá a noção de que, no castelo de cartas que é a campanha, toda e qualquer movimentação de peças afeta o resultado final. Fora a preocupação jurídica que, pelo respeito à lei e ao cidadão, deve estar em primeiro lugar.

Last but not least – por fim, mas não menos importante –, vem a visão de trabalho da organização. Não se pode trabalhar de maneira anti-democrática quando se prega a democracia. Todo trabalho deve ser pautado por aquilo que se prega. Isso, além de confiabilidade e respeito, gera vivência daquilo que se defende.

Deixar de lado a visão do grupo significa desrespeitar sua natureza e, por fim, desviar-se de todo e qualquer planejamento transparente que possa existir.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

1 thought on “Fala, Assessor! – Os primeiros passos: Organização e Planejamento”

  1. Oi querido, tudo bem?
    Não conhecia seu blog, minha primeira visita, e deixo aqui, por escrito, que ADOREI!
    Demais esse post sobre organização política.
    Você vai longe, torço por você!
    Abraço,
    Fê Marucci

Comments are closed.