Ortografia: seja nova ou antiga mas que seja com respeito

Uma das mensagens que recebi a partir de uma postagem anterior me fez repensar algo que já considerava como grave erro mas que, mesmo assim, acabei cometendo: falha ortográfica.

Isso, mais do que um atentado contra a língua, é gravíssimo pois demonstra um total desrespeito com o leitor – seja na publicação um blog, jornal, livro ou até mesmo de uma simples postagem no Twitter.

Desrespeito por não representar unicamente um desconhecimento sobre a grafia ou mesmo um engano mas por ser um descaso com aquele que deseja ler, obter a informação. Ainda mais com a modernidade dos corretores ortográficos do Microsoft Word – ou BrOffice –, só para citar dois exemplos.

O leitor, de qualquer mídia que seja, merece respeito e dedicação. E nesta se inclui não só a preocupação com uma mensagem de conteúdo mas também, e com mesma ênfase, o cuidado com a sua apresentação.

Corrigi o erro, peço desculpas novamente não só ao leitor que o percebeu mas a todos vocês que aqui frequentam, afirmo que vou me policiar ainda mais e inicio, a partir daqui, um debate que acredito ser necessário há tempos e mas não vi acontecer: a importância das reformas na língua portuguesa.

O que você, lusófono, achou das alterações implementadas pelo Governo? Aguardo seus comentários via blog, e-mail, Twitter e quaisquer outros meios que te deixar mais confortável para participar!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)