Português

Sou doutorando em Ciência Política na University of Pittsburgh (Estados Unidos), pela qual também possuo mestrado na mesma disciplina. Minha área de especialização é Política Comportamental Comparada e, mais especificamente, comportamento entre grupos. Isso significa que eu estudo como as pessoas se relacionam em contextos diferentes, indo desde polarização política em eleições ao redor do mundo até conflitos entre agências na administração pública (o que eu chamo de polarização burocrática).

Eu também estou interessado em multiplas ferramentas metodológicas. Meu trabalho geralmente mescla econometria, experimentos e estudos etnográficos. Recentemente, eu publiquei um capítulo de livro com B. Guy Peters sobre como implementar experimentos de survey na administração pública.

Meus artigos acadêmicos já foram publicados em revistas científicas como América Latina Hoy, Revista de Sociologia e Política, Journal of International Studies, Conjuntura Internacional, Economia & Gestão, Conjuntura Global, e Meio Ambiente e Sustentabilidade. Além deles, tenho capítulos co-autorados em livros da Cambridge University Press, University of Pittsburgh Press, Edward Elgar e Editora da UFMG.

Em Pitt, fui instrutor das disciplinas de Política Comparada e Atitudes Políticas e Opinião Pública. Já lecionei no Instituto Federal de São Paulo – Campus Avançado Jundiaí disciplinas como Economia, Matemática Financeira, Governança Corporativa e Ética Empresarial, e Informática Aplicada e Sistemas. Além disso, fui professor de Políticas Públicas no Mestrado em Economia do Centro de Estudios Superiores Manuel Ayau (Espanha) em parceria com a Universidad Francisco Marroquin (Guatemala).

Antes do doutorado, fui bolsista do Programa Helmut Schmidt do governo alemão para realizar o Mestrado em Economia Pública, Direito e Política da Leuphana Universität Lüneburg. Também sou mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas e economista pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Fora da academia, fui Coordenador do Programa para a América Latina e Tesoureiro da Federação Internacional de Juventudes Liberais, organização não-governamental que opera em mais de 70 países desde 1947. Fui um dos responsáveis diretos pela arrecadação de mais de € 250.000,00 de organizações privadas, políticas e governamentais, como a União Europeia e o Conselho da Europa. Além disso, trabalhei como consultor em diversos projetos, indo desde estudos de mercado para projetos em energia solar até marketing eleitoral em campanhas para o legislativo.