In English | Blog & Artigos | Academia


João Victor Guedes foi o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de tesoureiro da Federação Internacional de Juventudes Liberais, organização não-governamental que opera em mais de 70 países desde 1947. Eleito em agosto de 2010 na Rússia e reeleito em dezembro de 2011 na Turquia, foi um dos responsáveis diretos pela arrecadação de mais de € 250.000,00 de organizações privadas, políticas e governamentais, como a União Europeia e o Conselho da Europa.

Participou e organizou eventos internacionais em países como a Romênia, França, Alemanha, Líbano, Hungria, Argentina, Turquia, Dinamarca, República Dominicana, Polônia, Ucrânia e Emirados Árabes Unidos – sendo que, neste último, foi um dos 36 selecionados entre 6000 candidatos para apresentar para estudantes de 130 países seu trabalho “When civil society changes the world: International nongovernmental organisations’ best practices to improve global governance” na conferência Education Without Borders 2011.

Ao final de sua gestão como tesoureiro em janeiro de 2014, foi nomeado Coordenador do Programa da IFLRY para a América Latina, sendo responsável pela consolidação de um networking liberal na região até junho de 2016.

No Brasil, foi presidente da Juventude Democratas de Minas Gerais de 2006 até 2013, coordenador nacional de movimento estudantil de 2007 até 2011 e vice-presidente nacional de 2009 até 2014. Participou de eventos em todas as regiões do país e, no meio estudantil, foi candidato à presidência da União Nacional dos Estudantes por duas vezes – fator que rendeu inserções em jornais como o Correio Braziliense, o Estado de São Paulo e a Folha.

Atualmente é bolsista do Programa Helmut Schmidt do governo alemão, sendo mestrando em Economia Pública, Direito e Política na Leuphana Universität Lüneburg onde investiga o conceito de liberalismo de acordo com partidos políticos e seus filiados na América Latina.

Também é mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas, tendo estudado a evolução histórica dos Sistemas Nacionais de Inovação da Argentina, Brasil e México desde 1950. Também lecionou no Instituto Federal de São Paulo – Campus Avançado Jundiaí disciplinas como Economia, Matemática Financeira, Governança Corporativa e Ética Empresarial, e Informática Aplicada e Sistemas.

É economista pela Universidade Federal de São João del-Rei onde atuou nas mais diversas áreas possíveis, incluindo a Coordenação de Comunicação do Diretório Central de Estudantes, a Diretoria de Relações Externas do Centro Acadêmico Livre de Economia, a presidência da Central de Empresas Juniores e da Empresa Junior de Economia, foi bolsista do Núcleo de Educação a Distância. Apresentou sua monografia fortemente inspirada pelo também economista Roberto de Oliveira Campos com o título “O Projeto de Lei Orçamentária Anual Setorial Agrícola para 2008 e as Perspectivas Futuras do Setor – Educação Rural: uma Nova Fase Econômica“.

Já ministrou cursos, palestras e workshops em diversas áreas, como “Captação de recursos para o terceiro setor”, “Economia para jornalistas”, “Conceitos introdutórios de planejamento estratégico”, “Noções de marketing e oratória”, “Planejamento de ações e mobilização” e “Mobilização estudantil” e tem como seu maior hobby viajar, tendo visitado países como Estônia, Finlândia, Portugal, Espanha, Eslováquia, Inglaterra, Suécia e Estados Unidos.

É especialista do Instituto Millenium, tem artigos publicados na Red Liberal de America Latina e periódicos como o Jornal do Brasil e Valor Econômico. Já teve entrevistas publicadas pela Revista EXAME e pode ser encontrado no Twitter e Facebook.


In English | Blog & Artigos | Academia

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.8/10 (4 votes cast)
, 7.8 out of 10 based on 4 ratings

Leave a Reply